Aprenda como fazer fotos profissionais dos seus produtos COM SEU CELULAR

Publicado por

Se a primeira impressão é a que fica, apenas algumas fotos de produtos de baixa qualidade pode ser o suficiente para afastar um cliente… Por isso, é preciso valorizar cada detalhe do seu produto, transparecendo beleza e profissionalismo.

E talvez você esteja pensando que só é possível tirar boas fotos de produtos com equipamento profissional… Mas não é verdade!

É possível tirar fotos bonitas e profissionais utilizando o seu próprio celular!

E, neste artigo, listamos para você algumas dicas de como tirar boas fotos de produtos pelo celular com pouquíssimo investimento.

O impacto da qualidade das fotos nas suas vendas

A qualidade das fotos de produtos reflete diretamente na conversão de vendas do seu negócio!

Pode ser que, agora, você ainda não entenda isso com clareza, mas uma boa foto é o ponto-chave para atrair novos clientes.

Como dito no início deste artigo, a primeira impressão é a que fica. Ao entrar na sua loja, o cliente tem a expectativa de encontrar o produto perfeito que ele tanto deseja.

E, se a foto não destacar as melhores qualidades do seu produto, a pessoa não será atraída e vai desistir de comprar de você, indo diretamente para os seus concorrentes.

Ou seja, houve uma quebra de expectativas que fez o cliente abandonar a compra no meio do caminho.

Essa situação poderia ter sido evitada caso a foto estivesse evidenciando todas os detalhes e as qualidades do produto de forma profissional.

Desta forma, o cliente é atraído pelo visual e as expectativas que ele tinha só aumentam junto com a possibilidade de finalização de compra.

Se você não teve os devidos cuidados ao tirar as fotos dos seus produtos, certamente, está perdendo muito dinheiro!

Vale ressaltar que, não ter um equipamento profissional não é desculpa para continuar usando fotos de baixa qualidade nos seus anúncios.

A tecnologia que os smartphones possuem são o suficiente para tirar fotos impecáveis que beiram o profissionalismo. Basta seguir as dicas indispensáveis que listei para você nos próximos tópicos…

Não continue ignorando o potencial que o visual do produto possui para a conversão de vendas! Confira as dicas de como tirar boas fotos pelo celular e mãos à obra.

Dica extra: Assim que for lendo os tópicos, faça o teste no seu próprio celular com o produto. São dicas simples e fáceis de fazer que vão te ajudar e MUITO na qualidade do seu negócio!

Como tirar boas fotos de produtos pelo Celular

1- Confira o Foco das fotos

Nada mais desagradável do que olhar uma foto sem foco e nitidez.

Esse é um dos pontos mais importantes quando o assunto é a imagem que você quer que o seu produto passe.

Sem foco, as pessoas não vão conseguir enxergar o produto como deveriam, com detalhes, evidenciando as qualidades e gerando interesse no cliente.

Hoje, os smartphones possuem a função de foco e desfoque na própria tela, é bem simples de ajustar.

2- Evite o uso de Flash, prefira a luz natural

A Luz natural é perfeita para qualquer tipo de foto, por isso, você deve usá-la sempre que possível!

Eu sei que, em algumas situações, é necessário ter uma luz artificial para alcançar a qualidade que deseja…

Mas recomendo que evite usar o Flash, por exemplo, e veja se existe a possibilidade de utilizar a luz natural na produção das fotos.

Usando o Flash, é provável que as suas fotos fiquem com um aspecto diferente e com sombras atrás do produto. Isso acontece por conta da luz forte direta no objeto… Por isso, a luz natural é a mais favorável para o resultado final da foto.

Nota: dicas como essa vale não só para o celular, mas também para quem usa câmeras profissionais.

3- Não use o Zoom do celular

O Zoom pode ser um auxílio em momento específicos, mas recomendamos que ele não seja utilizado.

Nem todos os smartphones possuem zoom manual… E é bem provável que, ao usar o zoom digital, a qualidade das fotos irá diminuir bruscamente.

Essa função não vai apenas aproximar como, também, distorcer a imagem que você capturar.

Desta forma, do mesmo jeito que o flash, com o uso do zoom, as suas fotos terão um aspecto bem amador.

O ideal mesmo é se aproximar do produto para manter a qualidade original.

4- Use acessórios de apoio (estabilidade)

os-4-melhores-estabilizadores-para-celular-photo679443654-44-3b-13

Quando você clica na tela para tirar uma foto, o seu celular acaba mexendo, por não estar em um apoio fixo e, sim, na sua mão. Fazendo com que a foto saia tremida e borrada.

Você pode evitar isso (e ainda aproveitar melhor o seu tempo) se utilizar acessórios para apoiar o celular.

Existem diversos tipos de suportes e tripés adaptados para smartphones com um preço acessível, bem fácil de encontrar no mercado.

Caso você não tenha dinheiro neste momento para investir nisso, você pode usar um lugar de apoio, como uma mesa, livros e utilizar a função “timer” do seu celular.

Essa é uma forma simples de solucionar o problema de estabilidade temporariamente, enquanto você não pode comprar um acessório adequado.

Outro acessório que pode ajudar muito na produção de fotos profissionais são os diferentes tipos de lentes específicas para celulares.

Cada uma tem uma função (zoom, visão 360º…), basta usar sua criatividade da melhor forma, focando sempre em evidenciar o produto e suas qualidades.

Dica extra para quem não tem acessórios: sempre use as duas mãos ao tirar fotos. Ao segurar o celular com as duas mãos, você aumenta a estabilidade e isso pode suprir a falta de um acessório, mesmo não sendo o ideal.

5- Preste atenção no enquadramento

O enquadramento das fotos também conta muito para o aspecto profissional da foto. Não é nada agradável visualmente ver uma foto com o fundo desalinhado.

Hoje, a maioria dos celulares possui uma grade na tela da câmera que serve para auxiliar no enquadramento da foto. Se não está aparecendo no seu celular, veja nas configurações a opção de adicionar grade.

Com a grade na tela, você consegue ajustar os ângulos da forma correta, além de manter o objeto centralizado e bem posicionado na foto.

Essa funcionalidade é muito útil para quem quer tirar fotos profissionais com o celular.

6- Planeje o cenário de fundo

Sem título

Nada pior do que uma foto com um cenário mal planejado ou com objetos à mostra, que não estão ali intencionalmente para compor o fundo. Além do aspecto do produto, você deve se atentar a tudo que está ao redor dele.

Tudo que não for necessário na foto, vai tirar o foco do cliente. Além de trazer a sensação de amadorismo… o que não é o objetivo.

Portanto, a melhor opção é você montar um mini estúdio com o fundo totalmente branco. Pode usar uma cartolina branca, por exemplo, para posicionar o seu produto.

Assim, é mais fácil corrigir erros de iluminação, enquadramento e, o principal, valorizar o formato do produto!

É importante que ele chame a atenção! Por isso, se ele estiver sozinho na foto, será o protagonista e nada mais poderá desviar a atenção para outro detalhe.

Mas, caso faça sentido, você também pode incluir outros objetos para compor o cenário e tornar a imagem agradável e coerente. Tudo para que o cliente entenda o que está vendo e qual a função do produto.

Dica: Caso você atue no ramo de moda, cosméticos e acessórios, é recomendável que utilize modelos usando seus produtos. Assim, o cliente vai conseguir se identificar com a sua foto, se imaginando com aquela blusa, rímel ou brinco que você está vendendo.

7- A pós-produção (edição das fotos)

Você acha que só tirar a foto é o suficiente?

A pós-produção é uma etapa muito importante na composição de uma foto com aspecto profissional!

Mas não precisa se preocupar. Você não precisa ser um expert no assunto para fazer retoques e pequenos ajustes nas fotos…

E o melhor: você também poderá fazer a edição no próprio celular. É bem fácil de encontrar aplicativos gratuitos de edição, seja na Apple Store (sistema IOS) ou no Play Store (Android).

Aplicativos como Adobe Lightroom, VSCO e PicsArt são alguns exemplos que existem para você explorar de forma gratuita e aperfeiçoar os detalhes das fotos dos seus produtos.

Pode ter certeza que você vai notar a diferença do aspecto da foto antes e depois da edição. Só não exagere e evite os efeitos prontos que essas ferramentas oferecem. O ideal é que você vá ajustando cada detalhe por vez e deixe a foto o mais natural possível.

A intenção é corrigir pequenos detalhes para tornar a foto cada vez mais agradável visualmente.

Atraia clientes com fotos de qualidade e também com conteúdo

produto-no-instagram-1280x720

Para tirar fotos de qualidade com o celular, você não precisa ser um fotógrafo profissional ou ter um equipamento requintado…

Com essas dicas simples, dá para perceber como é possível fazer ótimas capturas com o seu próprio celular. Agora, você já consegue melhorar a qualidade das fotos dos seus produtos, deixando-as com o aspecto mais profissional.

Desta forma, os seus clientes serão atraídos e induzidos para a finalização da compra.

Mas fique atento: apenas fotos dos seus produtos não é o suficiente para atrair clientes no seu negócio. Você precisa mesclar essas fotos de ótima qualidade com conteúdo de verdade e direcionado aos interesses do seu público.

Assim, você mantém as pessoas informadas e, principalmente, engajadas com a sua marca e a imagem que você quer passar para o mercado.

E ai gostou das dicas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s