INSTAGRAM: Ferramenta de vendas

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Foi-se o tempo em que o Instagram servia apenas para compartilhar suas fotos pessoais com uma pequena rede de amigos. Com os anos, a plataforma foi se desenvolvendo até se tornar a segunda maior rede social do mundo, ficando atrás apenas do Facebook, e um dos principais meios de captação de clientes para pequenas e grandes marcas.

Hoje em dia, o Instagram é uma excelente ferramenta de marketing de influência, associada principalmente a venda de produtos, e um espaço propício para o compartilhamento de conteúdos relevantes e informativos. Além de ter se transformado em uma das maiores vitrines digitais atualmente, dado seu alto índice de apelo visual.

Pensando nisso, a gente separou algumas dicas superinteressantes para você aprender a vender pela rede social e alavancar ainda mais seu faturamento. Ficou curiosa? Então, continue acompanhando este post!

Perfil comercial

O primeiro passo para que você inicie seu processo de vendas pelo Instagram é estruturar e trabalhar muito bem a sua base na plataforma. Para isso, é recomendável que você transforme o seu perfil em comercial e usufrua de todos os recursos que este formato proporciona.

Com o comercial, é possível analisar dados, métricas, impulsionar conteúdos e divulgar links pelos stories. Tanto para quem cria um perfil do zero, quanto para quem já utiliza a rede social em caráter pessoal, basta gerar uma fanpage no Facebook e vincular com a sua conta do Instagram.

Por fim, você vai precisar realizar algumas configurações simples. Essas otimizações tem como objetivo transmitir uma boa primeira impressão do seu negócio, capaz de atrair seguidores e futuros clientes.

Faça a sua biografia trabalhar por você

Além de descrever resumidamente o seu negócio, não se esqueça de colocar o link para o seu e-commerce na biografia do perfil do Instagram,  isso porque ele serve como um resumo da sua página. É nele que você deve sintetizar o que você é e o que o seu cliente pode encontrar por ali. Nesse caso, a descrição precisa ser pensada de forma que converse com seu público.

Portanto, é fundamental que você não esqueça de algumas informações básicas: o diferencial da marca, a sua área de atuação e os links do site e WhatsApp. Além disso, a foto do perfil também é muito importante, principalmente para um fácil reconhecimento da marca. Para quem utiliza logotipo, tê-lo como a foto principal da conta é ótimo para fazer referência a empresa e também como forma de identificá-la.

Instagram shopping: crie sua loja

Percebendo que a plataforma tem migrado cada vez mais de rede social para um dos principais canais de vendas do mundo, o Instagram tem lançado várias funcionalidades com foco nos empreendedores. Um desses recursos é o Instagram shopping. Com essa nova ferramenta, é possível cadastrar seus produtos e vendê-los diretamente por lá.

Além disso, você consegue precificar suas mercadorias, de modo que seus seguidores e clientes possam verificar o valor apenas clicando na foto. Demais, né?! Com essa possibilidade, fica muito mais fácil de você engajar seu público e mantê-lo em seu perfil.

Utilize fotos originais

Os usuários do Instagram preferem imagens que possuam consistência, ou seja, aquelas que foram feitas com algum propósito por trás delas. Isso geralmente não acontece com as fotos encontradas em bancos de imagens.
Para a maioria das pessoas, essa consistência equivale a confiança. Se estas pessoas enxergam a sua marca por meio das redes sociais como confiável, elas estarão mais propensas a comprar de você.
Se você não tem tempo para fazer fotos inspiradoras, dê preferência para a contratação de um fotógrafo. O fotógrafo, ao contrário das imagens de bancos, pode imprimir um olhar mais humano para os seus produtos. Além disso, desse modo você não corre o risco de postar a mesma foto que o seu concorrente.

Estabeleça um padrão para as imagens

É muito importante que você estabeleça um padrão nas imagens que serão postadas. Como exercício, entre no Instagram da Nike e observe os padrões das imagens. Note como o foco delas é claro, como tudo é bastante limpo e nítido. Ao olhar para essas imagens, você logo identifica a marca.

Provoque os sentidos do seu público

Uma boa foto não é apenas bonita. Ela também mexe com os sentidos e a emoção de quem a vê. Pense na utilidade do produto que você vende e encontre nela uma inspiração para postar no Instagram. Exemplo: se o seu e-commerce vende liquidificadores, a imagem de um bolo caseiro pode impactar mais do que a imagem do próprio eletroportátil isolado.

Use as hashtags para aparecer nas buscas

Agora as imagens com hashtag não aparecem na busca somente por meio de uma relação organizada em ordem cronológica. Existe uma seção chamada Top Posts e as imagens com mais destaque ficam lá. No entanto, cuidado para não abusar das hashtags.

Seja criativo

As imagens de produtos que você usa no seu e-commerce não devem ser as mesmas que você vai usar no Instagram. Se na sua loja on-line o fundo das fotos é branco e o produto tem destaque, na rede social ele pode ser abordado em segundo plano, aparecendo nas entrelinhas da imagem.

Identifique e seja parceiro de influenciadores no Instagram

Influenciadores não são, necessariamente, celebridades. Eles possuem uma boa base de seguidores que curtem e interagem com os seus conteúdos por um gosto comum. O influenciador pode ser uma mãe, um adolescente, um fotógrafo ou um aventureiro. Basta que você identifique, nessa pessoa, algo em comum com o segmento do seu e-commerce.

Promova interação através de legendas

Ao invés de descrever o que está na foto, experimente questionar os seus seguidores. O que eles acham? Qual eles preferem? O que tem de bom para hoje? Ao promover a interação, eles ficarão mais próximos e engajados com a sua marca.

Fique de olho no calendário e nas tendências da internet

Prepare posts para as datas especiais e fique atento aos memes da internet. Postagens assim costumam engajar mais o usuário e criam um laço de identificação instantâneo, o que pode promover o aumento da confiança.

Instagram Ads

Esse é, sem dúvida, um recurso muito poderoso para complementar suas estratégias de venda e marketing por meio da rede social e não poderia faltar na nossa listagem.

Para que você obtenha ainda mais sucesso com as vendas pela plataforma, adotar o Instagram Ads é essencial. A ferramenta permite que você crie a transmissão de anúncios, veicule posts patrocinados por meio de fotos, carrossel de imagens e vídeos.

Isso é ótimo para educar seus seguidores sobre os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, além de esses anúncios serem impulsionados, aumentando a visibilidade do seu perfil. Portanto, não deixe de incorporá-lo a sua estratégia!

Essas foram algumas dicas de como você pode vender seus produtos e serviços pela segunda maior rede social do mundo e aumentar seu faturamento.

Viu como é simples? Deixe a sua opinião nos comentários!

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