5 DICAS para iniciar uma ação de Marketing Digital em micro e pequenas empresas

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Grandes empresas nascem a partir de grandes ideias, mas o que as destacam são suas ações de marketing. Esse termo em inglês, que pode ser traduzido como mercadologia, é o que faz com que empresas atendam às necessidades dos consumidores e  se diferenciem das demais em meio ao mercado.

Nos últimos anos, o marketing sofreu mudanças significativas em suas operações e, acompanhando o desenvolvimento tecnológico, ingressou na “digitalidade” trazendo novos recursos e estratégias para a área.

Entretanto, o conceito de marketing muitas vezes é confundido com publicidade e propaganda, o que acaba assustando empreendedores de micro e pequeno porte com relação, principalmente, ao investimento destinado a estas ações. Na realidade, a publicidade é apenas um “braço” do marketing, uma dentre várias estratégias utilizadas para atingir o público-alvo.

Em suma, o marketing pode, e deve, se valer de ações viáveis e condizentes com a realidade da empresa para alcançar as necessidades dos consumidores. O marketing digital possibilita estas ações sem a necessidade de um alto investimento e, hoje, é uma ferramenta fundamental para construir o sucesso de qualquer empresa.

 Em tempos onde grandes ideias surgem diariamente, ter um bom plano de marketing significa estar um passo a frente em meio ao mercado cada vez mais concorrido.

Confira agora 5 dicas de como organizar uma plano de marketing na sua empresa!

 

1 – Conheça sua empresa e suas metas

Parece o óbvio, mas conhecer a sua marca é fundamental para traçar caminhos e estratégias até o objetivo pretendido. Nesse ponto, muitos empreendedores pecam ao analisar superficialmente seus negócios, o que acarreta em planos de ações rasos e ineficazes com relação a comunicação com seu público.

Conhecer a sua empresa significa analisar com cuidado quais são suas forças e as suas fraquezas, bem como quais situações podem ser oportunas ao negócio e quais podem ameaçá-lo. Assim, colhidas estas informações, as metas traçadas a partir delas se tornam palpáveis e condizentes com a realidade do negócio.

Embora pareça, realizar essa análise não é complicada e a internet pode auxiliar, já que oferece inúmeras plataformas e modelos de análise empresarial que compilam estas informações com eficácia e agilidade.

2 – Saiba quem é seu cliente

O ditado popular diz que “o cliente tem sempre a razão”, mas você sabe quem é o seu cliente? Essa é uma questão fundamental ao sucesso de qualquer empresa e deve ser respondida com o máximo de detalhes possíveis.

Conhecer o cliente vai além de saber a idade, o gênero e a região em que se encontra. O ideal é traçar um perfil do seu consumidor, onde estas informações estejam presentes e somadas a características da personalidade dele, os hábitos, as possíveis referências e suas necessidades.

Ao construir este perfil, será melhor a comunicação entre empresa e cliente, afinal, conhecendo quem te consome é fácil descobrir as suas necessidades e desejos.

 

3 – Fique Online

A internet é onipresente. Segundo dados do relatório Digital in 2019, estima-se que 149 milhões de pessoas tem acesso à rede no Brasil e 140 milhões acessam redes sociais. Estar presente nela significa estar visível ao público.

O marketing digital atua voltado a estes redes e suas ações se concentram em engajar seu público alvo e facilitar o acesso à empresa por meio de plataformas online. Portanto, a presença online do seu empreendimento garante a visibilidade dele, além de ser um canal onde é possível ouvir seus clientes e aplicar mudanças necessárias ao seu negócio, seguindo a demanda de quem o consome. Você sabia que a Myse está disponibilizando catálogo virtual grátis pelos próximos 3 meses? (Clique aqui e saiba mais)

4 – Tenha conteúdo

A internet e a tecnologia facilitam a disseminação da marca e publicações patrocinadas em redes sociais tem ganho a preferência de empreendedores pelo seu baixo investimento e alto alcance. Porém, é o conteúdo adicionado à rede que eleva o diferencial da marca.

Seja através de site, blog ou redes sociais, a presença online e o conteúdo estão interligadas com relação ao desenvolvimento da comunicação da empresa. Um bom conteúdo em uma rede social, por exemplo, leva informações ao público destaca a marca em meio a demais perfis que saturam as redes com publicações promocionais e rasas.

 

5 – Faça um planejamento capaz de seguir

Principalmente em micro e pequenas empresas, não há capital suficiente para suportar erros e consertos sucessivos. Por isso o planejamento do marketing é importante, mas segui-lo é fundamental.

No caso do marketing digital, o planejamento versa sobre os conteúdos, cronograma, impulsionamento e execução das publicações, e cada um destes é essencial para que a comunicação da empresa funcione e alcance o público desejado pela marca.

Entretanto, cuidado. Trace um planejamento que a empresa seja capaz de cumprir e deixe isso claro aos executores das ações. Ir além do que a capacidade financeira e de pessoal que a empresa suporta pode acarretar em falta de organização e uma má execução do plano de ação, o que, consequentemente, gera falha da comunicação e a ineficácia do marketing.

Autor: Matheus Dezanetti – Dpto Marketing, Myse sistemas

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